Total de visualizações de página

domingo, 27 de novembro de 2011

Relatório: A vinda dos imigrantes ao Brasil no século XIX

Apresentação:
O presente trabalho trata de um relatório acerca da aplicação de um planejamento para a disciplina de história (ensino fundamental 1), o qual foi realizado com 12 alunos, em uma escola municipal da cidade do Recife. Tal planejamento tem como tema “A vinda dos imigrantes ao Brasil no século XIX”. É norteado pela metodologia trabalhada pela disciplina Metodologia do Ensino da História II (Curso de Licenciatura em Pedagogia), referente ao uso do computador no ensino e aprendizagem de história, embasado no texto “A sala de aula e o espaço virtual”, dos autores Marcos Silva e Selva Guimarães Fonseca. Tem como objetivo principal verificar o modo como os alunos estabelecem as suas relações com o passado e presente ao considerar a contribuição social, cultural, econômica dos povos de outras nações que imigraram para o Brasil.
Métodos e Técnicas:
Instruções gerais aos alunos acerca do tema “A vinda dos imigrantes ao Brasil no século XIX” e levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos acerca do tema, formação de grupos.
 Consulta ao dicionário, comparação e apresentação dos grupos sobre o significado das palavras imigração, imigração e migração.
 Levantamento dos conhecimentos prévios e diálogo com os alunos acerca da importância de fontes históricas. Leituras de cópias de textos de recortes de jornais antigos, revistas, fotos sobre a vinda dos imigrantes para o Brasil no século XIX.
 Escrita e apresentação sobre o material disponibilizado pelo professor. Pesquisa na internet sobre o tema proposto. Leitura e interpretação de gráficos. Elaboração de um blog pelos grupos de alunos, postagens sobre imigrantes.
Resultados Obtidos:
Os resultados obtidos foram positivos, visto que todos os alunos participaram das atividades solicitadas tanto em grupo como individuais, sempre demonstrando interesse.
Na pesquisa realizada na internet, e na exploração dos gráficos os alunos também tiveram um bom desempenho, embora alguns alunos no início apresentassem alguma dificuldade na leitura.
Considerando a elaboração dos blogs, foram feitos dois:
As postagens do blog foram feitas no Word pelos alunos, e posteriormente postados nos blogs feitos por eles.
Discussão:
A aplicação do planejamento foi bem sucedida, no entanto apesar da escola ter laboratório de informática, a internet não estava funcionando no dia marcado.
Assim, as atividades de consulta a web, e construção de blog foram realizadas em um único computador (do professor), um dia por grupo, o que demandou mais tempo do que o previsto para a execução do planejamento. É importante pontuar que um grupo (grupo 1 de meninos)  se comprometeu em finalizar o seu blog na casa de um dos integrantes.
Apesar disso, os resultados foram bons, e os objetivos traçados para esse planejamento foram alcançados, com a participação contínua e interessada dos alunos, bem como a realização pelos alunos das atividades estabelecidas nele.
Referência:
SILVA, Marcos; FONSECA, Selva Guimarães. Ensinar História no século XXI: Em busca do tempo entendido. São Paulo: Papirus, 2007. P.109-123.

Nenhum comentário:

Postar um comentário