Total de visualizações de página

domingo, 2 de outubro de 2011

Atividade de Avaliação


O planejamento postado abaixo foi solicitado pelo professor Ricardo Pacheco para disciplina Metodologia do ensino de História II, para os alunos do 8º período do curso de Licenciatura em Pedagogia. Tal planejamento foi embasado na metodologia trabalhada em sala de aula em relação ao uso do computador no ensino aprendizagem de história, referente ao texto “A sala de aula e o espaço virtual”, dos autores Marcos Silva e Selva Guimarães Fonseca.

Disciplina: História do Brasil
Tema: A vinda dos imigrantes ao Brasil no século XIX.
Conteúdos: Fontes históricas: depoimentos escritos, fotos; formação do povo brasileiro; vinda de imigrantes no século XIX, contribuições sociais, culturais e econômicas das várias nacionalidades de imigrantes vindas ao Brasil, internet, gráficos e blog.

Objetivos
Geral: Verificar o modo como os alunos estabelecem as suas relações com o passado e presente ao considerar a contribuição social, cultural, econômica dos povos de outras nações que imigraram para o Brasil.

Específicos:
  • Observar cópias de depoimentos, fotografias, notícias em revistas, gráficos, a respeito da vinda de imigrantes para o Brasil no século XIX;
  • Comparar os conceitos de imigração, migração e emigração;
  • Analisar informações acerca da vinda de imigrantes para o Brasil a partir do século XIX, através de fotos e depoimentos escritos;
  • Reconhecer a importância do depoimento para a construção da história do indivíduo e da sociedade;
  • Analisar a contribuição da vinda de imigrantes para o Brasil no século XIX;
  • Interpretar gráficos;
  • Pesquisar na internet;
  • Criar um blog
Ano: 4º ano
Tempo: 4 aulas
Material: Xérox de fotografias de imigrantes, imagem da pintura chamada “A saída dos imigrantes” do pintor Angiolo Tomasi, Trecho de depoimentos de imigrantes citados em: NOVAIS, Fernando A. (org.) História da vida privada no Brasil, V.3. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.p.218, 227, 240, internet, folha, lápis, borracha.

Metodologia:

1º Momento:
O professor iniciará a aula dando instruções gerais a respeito do tema que será estudado: “Vinda dos imigrantes para o Brasil no século XIX”.
O professor conversará com os alunos sobre a origem do povo brasileiro, formado por muitos povos e culturas, e retomará outras aulas que trataram o contexto político, econômico e social do Brasil daquela época.
 Em seguida, solicitará que os alunos formem grupos de 4 pessoas. Questionará os alunos em relação aos conhecimentos prévios que possuem sobre a palavra “imigrante”.  Perguntará se já ouviram essa palavra e se sabem o que ela significa. O professor deverá anotar no quadro as respostas dadas pelos alunos.
Então, o professor distribuirá dicionários aos alunos e pedirá para que cada grupo procure o significado de uma das seguintes palavras: migração, emigração, imigração. Cada grupo, após a pesquisa no dicionário apresentará para os demais alunos o significado encontrado da “sua palavra”, e depois de todos apresentarem, discutirão sobre as diferenças e semelhanças entre tais palavras.

2º momento
Ao iniciar a aula, o professor solicitará que os alunos formem os mesmos grupos da aula passada. Então, o professor deverá dialogar com os alunos sobre a importância de fontes históricas como relatos escritos e orais, imagens, objetos, fotos entre outros, para a construção do nosso saber histórico.
Na sequência da aula, o professor irá distribuir para os alunos várias cópias de recortes de jornais antigos, e revistas, com textos de relatos e fotos de imigrantes que vieram para o Brasil no século XIX. O professor disponibilizará um tempo para que os alunos realizem a leitura dos textos e a observação das imagens, depois, solicitará para que escrevam as principais características e informações encontradas nos materiais distribuídos, partindo de questionamentos, tais como: “Através do material escrito e das fotos dá para dizer quem eram os imigrantes que vinham para o Brasil? Eles vinham com a família ou só? De onde os imigrantes vinham para o Brasil e por que vinham? Quais tipos de trabalho vinham executar no Brasil? Qual o meio de transporte utilizado pelos imigrantes para vir ao Brasil?
Em seguida, cada grupo irá apresentar aos demais alunos as suas anotações em relação ao material recebido. O professor irá sistematizar os conhecimentos quando necessário, acrescentando algumas informações como as influências e contribuições dos imigrantes na comida, nas festas, no comércio, na formação geral do povo brasileiro.

3º momento
Nessa aula, o professor iniciará uma pesquisa com os alunos na internet acerca do tema: “Vinda dos imigrantes ao Brasil no século XIX”. É importante que o professor explique aos alunos que ao utilizar a internet é importante fazê-lo de forma crítica, sempre ponderando a consistência e procedência das informações. Solicitar que visitem os sites da internet:


Após a realização das visitas nos sites para a pesquisa, o professor aproveitará para explorar a leitura e interpretação de gráfico com os alunos.
Então, o professor irá pedir para que cada grupo escolha uma nacionalidade em relação aos imigrantes que vieram para o Brasil e que aprofundem a sua pesquisa, considerando as influências culturais, sociais e econômicas recebidas pelo Brasil desses imigrantes, a qual deverá ser postada em um blog elaborado por cada grupo.

4º momento
Essa aula será voltada para orientações acerca da criação de um blog.
 Orientações:
  1. O professor deverá recomendar aos alunos que façam uma conta no Google, caso ainda não possuam, pois é necessária uma conta no Google para fazer um blog. Pedirá para que os alunos entrem no seguinte endereço eletrônico: http://www.blogger.com/satart
  2. Os alunos serão orientados a clicar  na opção Criar um blog.(Toda a  sequência é rápida e auto explicativa).O aluno deverá salvar a opção de Layout que lhe agradar e pronto, o blog estará disponível na net.
 Em um segundo momento o aluno poderá redifinir as cores e o próprio layout da página, podendo inclusive importar um template personalizado para realçar ainda mais o ambiente, de acordo com a preferência do grupo.
  1. Após criar o blog, o aluno deverá retornar ao painel inicial e clicar em Configurações e em seguida em Permissões. Ao abrir este ambiente, o aluno deverá insir os e-mails daqueles alunos que estão no mesmo grupo, na caixa de convites do blog. Dessa maneira ao receberem o convite (sob a forma de um link), esses alunos estarão habilitados a colaborar com postagens. É importante que todos os alunos do grupo participem desse processo de criação do blog, opinando, se articulando e manuseando as ferramentas do computador e do blog, para que adquiram confiança, segurança e os requisitos mínimos necessários para a atualização do mesmo. O professor deverá assumir o papel de mediador e de orientador de cada grupo.
No Blog, os alunos participarão da seguinte forma: Após a Postagem da pesquisa realizada pelo grupo sobre a nacionalidade dos imigrantes escolhida, cada aluno deverá agregar comentários e relatos sobre a execução da atividade, descrevendo suas impressões sobre a pesquisa realizada, além de comentar sobre a importância que esse trabalho teve para ele. O aluno deverá enumerar pontos positivos e negativos que aconteceram ao longo da realização do trabalho.
 O blog poderá ser usado pelo grupo para postagem de atividades futuras, além de que os grupos deverão compartilhar entre si os blogs criados.

Avaliação:
 A avaliação será processual, considerando os trabalhos solicitados para cada grupo, considerando suas produções escritas e orais. Será considerada também como avaliação, a produção escrita sobre os imigrantes no Blog pelo grupo e as impressões de cada aluno sobre a realização geral do trabalho sobre a vinda dos imigrantes.

Referências bibliográficas:
               NOVAIS, Fernando A. (org.) História da vida privada no Brasil, V.3. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.p.218, 227, 240.
SILVA, Marcos; FONSECA, Selva Guimarães. Ensinar História no século XXI: Em busca do tempo entendido. São Paulo: Papirus, 2007. P.109-123.

Um comentário: